principios eticos aplicaveis as relacoes com empregados
Seleciona-la, Contrata-la, Remunera-la, Designar-lhe funções, Promove-la, Transferi-la, Treina-la, Remove-la de cargo, Demiti-la, Aposenta-la. A empresa deverá observar os seguintes princípios:
Cumprir a lei, acordo, convenções e contratos, principalmente: a liberdade de escolha do emprego, sua privacidade, observar o princípio da igualdade, não permitir práticas como assédio sexual, arrogância, maus tratos ou agressões, preconceitos ou discriminações.
Nos Estados Unidos da America há um órgão denominado (Comissão da Igualdade de Oportunidade do Trabalho), cuja missão é promover a prática dos princípios éticos nas relações de trabalho, fiscalizar e punir violações. Ela baseia a sua missão: proibindo discriminação com base em raça, cor, sexo ou nacionalidade, proíbe discriminação no emprego contra pessoas com 40 anos ou mais, proíbe remunerar desigualmente pessoas de sexo diferentes que fazem um trabalho igual, proíbe a discriminação no emprego contra portadores de deficiências.
VEDAÇÃO AOS PRECONCEITOS
Os principais preconceitos que não podem ocorrer nas decisões de trabalho são:
De raça: Pessoas negras ou de origem asiáticas.
De origem: Os africanos, nacionais de países da America Latina e asiáticos.
De sexo: Praticado contra as mulheres e pessoas que apresentam orientação sexual diversa.
De idade: Pessoas com mais de 40 anos portadoras de deficiência físicas, portadoras de doenças transmissíveis, pessoas que possuem vícios de consumo de drogas e de álcool.
O preconceito racial é crime no Brasil, sujeita á pena de reclusão de dois a três anos, qualquer que seja a causa do preconceito, ele não se justifica nem sob o ponto de vista ético, nem legal.
O preconceito com base em sexo caracteriza pelo fato de as mulheres serem contratadas pelas organizações, mas não terem nem a mesma remuneração e nem as mesmas promoções reservadas aos profissionais de sexo masculino.
O preconceito de idade discrimina