Etica
Segundo Srour (2003) éticas morais são regras de comportamento, códigos de conduta de coletividade, e a moral que define qual a forma correta de agir, orientar e justificar as ações dos agentes sociais.
A ética diz respeito á disciplina teórica, ao estudo sistemático a definição entre o certo e o errado, quais os comportamentos que são bem vindos e os quais não. As normas que compõem os códigos morais as pautas e ações que determinam o bem fazer, ou o fazer virtuoso, a melhor maneira de agir coletivamente qualificando o bem e o mal, o permitido e o proibido, o certo e o errado, a virtude e o vício.
A Ética estuda os costumes das coletividades e as morais que procuram conferir consistência e esses modos recorrentes de agir. Ética empresarial ou a ética dos negócios significa estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas, a moral predominante em empresas de uma nacionalidade especifica.
Segundo Moreira (1999) a ética possui dois significados principais, disciplina integrante e ciência da filosofia e conjunto de regras.
Os conceitos éticos são extraídos da experiência e do conhecimento da humanidade. A formação dos conceitos éticos a pelo menos cinco teorias que são referidos aos preceitos. A teoria de Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) diante do fato, o ser humano para escolher a conduta em maior conformidade com a ética, deve selecionar o que gere o maior bem para a sociedade.
A teoria de Emanuel Kant (1724-1804) o conceito e que cada um deve se comporta de acordo com princípios universais, cumprir um compromisso assumido, aquele que determina quem deve assumi uma obrigação e deve compri-lá.
Acredita que o conceito ético seja alcançado através de duas regras:
* O padrão ético deve valer para todos SOS que se encontrem na mesma situação, sem exceções.
* Exigir dos outros os que exigimos de nós mesmos.
Nas ideias