Noções de sistemas de gestão de segurança do trabalho e meio ambiente
1. INTRODUÇÃO
Vivemos atualmente em uma sociedade que possui tecnologia suficiente para enfrentar qualquer desafio, tanto para produção de alimentos, engenharia ou medicina. Apesar de toda essa tecnologia que a civilização moderna adquiriu até hoje, encontramos ainda uma infinidade de problemas que a humanidade enfrenta devido às injustiças e desigualdades históricas, concentrados principalmente nas regiões mais pobres, mas presentes também em menor quantidade em regiões ricas e desenvolvidas.
Felizmente o ser humano em sua grande maioria procura sempre melhorar sua qualidade de vida, e os eventos significantes da história de nossa civilização tem um significado essencial nesse aprendizado constante e desenvolvimento das práticas atuais, tais práticas que podemos resumir em não nos deparar com problemas que um dia ocorreram e tentar evitar problemas nunca enfrentados.
As dificuldades que foram enfrentadas em eventos indesejados como grandes acidentes, guerras ou catástrofes naturais, sempre mobilizaram uma força intelectual da sociedade para estudar, entender e formular procedimentos para que no caso de acontecer o mesmo evento ou semelhante, sejam minimizados ao máximo os efeitos indesejados à população vulnerável.
O que será apresentado agora é um breve resumo do Estado da Arte nos itens mais importantes de uma gestão coorporativa. Onde a entidade (empresa pequena, média ou grande, estatal, órgão público, etc..) que seguir esses conceitos terá a maior chance possível hoje de alcançar a sustentabilidade e sua atividade fim ser muito bem sucedida.
Iremos abordar a gestão da Qualidade, Segurança & Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Ética Coorporativa, também o Sistema de Gestão Integrado.
Esses conceitos apresentados a seguir, como explicados no início desse texto, são conceitos em diversas áreas já consolidados pelo estudo e pela prática, porém sempre abertos