PRINCIPIOS CONTABEIS
Curso de Administração
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
PARÁ DE MINAS
2014
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade como requisito parcial para obtenção de nota.
Professor: Paulo Henrique
PARÁ DE MINAS
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda os princípios contábeis destacando a importância e necessidade de aplica-los como a base do sistema contabilístico de uma entidade. São vistos como regras normatizadas com objetivo de padronizar o registro dos fatos contábeis. Antigamente a contabilidade tinha como objetivo informar ao dono da empresa qual foi o lucro obtido em um determinado período ou empreitada. Hoje isto somente não é suficiente. Sabendo que o objeto de estudo das Ciências Contábeis é o patrimônio da empresa, é necessário que os estudantes, empresários e demais usuários compreendam a importância de conhecer esses princípios para gerar informações precisas e que transmitam confiabilidade em um processo decisório, além de reduzir as incertezas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a internet, enriquecida com informações absorvidas de vários artigos.
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
Os Princípios de Contabilidade são as verdadeiras normas gerais para a aplicação da Ciência Contábil. Se não existissem, cada entidade poderia criar sua própria forma de registrar os fatos contábeis, tornando impossível encontrar a verdadeira riqueza patrimonial.
Estes princípios devem ter três características que ocorram simultaneamente: ser úteis, quando deles resultarem informações significativas e valiosas aos usuários, objetivos, quando as informações resultantes não sofrerem influências pessoais ou prejuízo dos que a fornecem e praticáveis, quando podem ser adotados sem complexidade ou custos indevidos.
São Princípios de Contabilidade:
I) o da ENTIDADE;
II) o da CONTINUIDADE;
III) o da OPORTUNIDADE;
IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL e ATUALIZAÇÃO