Principio hegemonico
Princípio gramsciano de hegemonia
Uma rápida abordagem sobre a teoria marxista de Antonio Gramsci.
Adepto do pensamento marxista Gramsci propõe um tipo de hegemonia menos ortodoxa baseado pela tomada do poder não mais pela ação direta e explicita ao Estado, mas com uma abordagem ideológica através dos “Intelectuais orgânicos”, pois quanto mais difundida a ideologia, tanto mais sólida a hegemonia e tanto menos necessidade do uso de violência explícita. Gramsci não descartava a possibilidade do uso da força para obtenção e manutenção do poder, pois para ele, o controle da sociedade por um grupo social ocorre principalmente pela hegemonia, mas também pela força.
Ao afirmar que a classe hegemônica deve assumir, como suas, as reivindicações das demais classes, Gramsci aponta para a estreita relação entre hegemonia e economia.
E foi justamente assim que os comunistas conseguiram fazer a revolução social no Brasil. Depois do golpe 64 a esquerda passou por um período de reflexão e passou a adotar a idéias de Gramsci para destruir os princípios morais e Cristãos da sociedade. E é com essa conversinha de direitos iguais, liberação de drogas, aborto, leis anti-homofóbicas, ou seja, oprimem as maiorias em favor das minorias. Tudo isso para depois de influenciar ou persuadir a população, implantar a Ditadura Comunista que sempre quiseram.
De um modo geral o mundo e em particular o Brasil carrega consigo a ferrugem do comunismo influenciado pelos princípios da hegemonia de Gramsci, que tem se disseminado de uma forma subliminar dentro dos