Principais órgãos produtores de hormônio no homem e mecanismos de ação dos hormônios
Muitas funções do organismo são integradas e coordenadas por substancias circulantes no sangue chamadas hormônios. Os hormônios são elaborados nas glândulas, que são estruturas, na maioria das vezes, simples. As glândulas endócrinas constituem um sistema, porque a função de uma influi sobre a função de outra, havendo um equilíbrio na atividade.
São glândulas desse tipo a Hipófise, a Tireoide, as Paratireoides, Supra renais, Pâncreas e as Gônadas masculina e feminina.
HIPÓFISE
A hipófise é uma glândula endócrina situada na cavidade óssea localizada na base do cérebro, que se liga ao hipotálamo.É uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios.
Adeno-hipófise :
- Hormônio do crescimento (GH) estrutura química: peptídeo.
Estimula a síntese proteica e o crescimento global da maioria das células e tecidos. Esse hormônio também estimula o fígado a formar varias e pequenas proteínas, somatomedinas. As somatomedinas atuam na cartilagem e nos ossos.
O GH é um hormônio necessário durante a vida toda, pois aumenta a síntese proteica em todas as células, mobiliza ácidos graxos da gordura e promove melhor aproveitamento desta para o consumo de energia.
- Hormônio tireoestimulante (TSH) estrutura química: peptídeo.
Estimula a síntese e a secreção dos hormônios da tireoide (tiroxina e triiodotironina). Está associado ao acúmulo de iodo na tireoide.
- Hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) estrutura química: peptídeo.
Estimula a síntese e secreção de hormônios adrenocorticais ( cortisol, androgênios e aldosterona). Aumenta a atividade do córtex adrenal. Possui funções semelhantes ao GH, pois aumenta a síntese proteica e consumo de ácidos graxos.
- Prolactina estrutura química: peptídeo. Promove o desenvolvimento das mamas femininas e a secreção de leite.
- Hormônio folículo-estimulante (FSH) estrutura química: peptídeo.
Causa crescimento de folículos nos ovários e maturação de