Qualidade
Pude verificar pessoalmente que os amazonenses estão construindo um dos mais belos estádios do mundo.
Maior cidade da Amazônia, Manaus combina tradição e modernidade ao manter suas raízes ao lado de um parque industrial pujante - e assim foi uma escolha feliz para ser uma das 12 cidades-sedes da Copa. Pode ao mesmo tempo encantar os turistas com o grande atrativo da natureza opulenta que é o Amazonas e proporcionar as condições exigidas para acomodar o evento esportivo mais visto do planeta.
A Copa do Mundo é sempre uma grande oportunidade para o país-sede. As heranças de toda ordem que se perpetuam após o evento servem à população nacional na forma de grandes obras, sobretudo de infraestrutura. Manaus acolherá o maior e mais esperado acontecimento do planeta, herdará melhorias em obras de transporte para sua população e terá sua imagem difundida para bilhões de telespectadores no Brasil e no mundo, modificando seu perfil como destino turístico de entretenimento e negócios.
Da mesma forma, serão enormes os efeitos da Copa na economia do Amazonas. O Ministério do Turismo estima que aproximadamente 190 mil visitantes - dos quais 80 mil estrangeiros - vão circular por Manaus durante o evento, deixando marcas no comércio e nos setores de lazer e hospedagem.
Há muito defendo que a Copa do Brasil atenda às peculiaridades nacionais, desde a logomarca ao mascote, até as manifestações culturais e preço dos ingressos. No caso de Manaus, a festa mundial do futebol valorizará a paisagem, a cultura, a culinária, as cores e os ritmos da Amazônia brasileira.
Aldo Rebelo, ministro do Esporte
Bibliografia: Artigo publicado em 8.05.2012 no Diário do Amazonas
Manaus: falta mobilidade e sobram problemas de infraestrutura
Manaus - Ruas esburacadas, trânsito caótico, ruas sem calçadas. Esse é o cenário de boa parte das vias de Manaus. A situação, que deixa clara a ausência de grandes investimentos em projetos que auxiliem na