Educador físico
Filme resenhado: Green Street Hooligans (BR.:Hooligans)
Diretor: Lexi Alexander
Ano: 2005
Autor da resenha: Patrícia Oliveira Lucas . MAT.: 2012101319-11
O filme Hooligans (Green Street Hooligans) aborda o tema de maior repercussão do mundo esportivo: a rivalidade entre torcidas, especificamente de futebol. Contudo o foco do filme não expressa a simples paixão de um torcedor pelo seu time, e sim o quanto essa rivalidade ocupa posição de destaque na vida desses torcedores, abordando a questão da violência nos estádios e fora deles.
A trama inicia-se contando a história de Matt Buckner (interpretado por Elijah Wood) que, após ser expulso de Harvard, decide ir para a Inglaterra morar com a irmã. E já no primeiro dia em Londres, ele conhece Pete Dunham, cunhado de sua irmã e líder da torcida do West Ham; este por sua vez o apresenta ao mundo dos hooligans. Embora seja um filme que remete ao futebol como paixão, este só é mencionado no início do filme, com a cena de um único jogo. A partir daí o enredo é focado nas agressões físicas e verbais entre as torcidas, principalmente fora dos estádios ,retratando este tipo de comportamento como lealdade extrema dos torcedores para com seu time.
Desde seu título ao seu enredo, o filme não se importa em mostrar em mostrar o lado mais obscuro de uma torcida fanática. Para os hooligans, o combate entre seus rivais, sempre com seus integrantes alcoolizados e com desejo ávido de brigas onde quer que seja, é tão importante quanto o resultado do jogo. Ao longo do filme, sobressai a importância da violência como parte da vida de um hooligan, deixando de lado a importância da existência de uma torcida leal para um time.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
Trabalho apresentado ao Professor Ricardo Cabral como requisito da Disciplina de Teoria dos Desportos