Educador Físico
O petróleo assim que é retirado do solo, quase não tem nenhuma utilização, mas depois de passar por diversos tratamentos químicos e físicos, torna-se de grande utilidade, como combustíveis – gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, querosene; lubrificantes – óleos e graxas; matéria-prima – de anti-sépticos, fertilizantes, detergentes, ceras, uma série de produtos como o plástico.
Refinaria de petróleo
Destilação Primária
Após eliminar as impurezas sólidas e a água, o petróleo passa pela sua primeira refinação, denominada destilação primária ou atmosférica.
3 – Principais aplicações das frações
Os gases do petróleo são utilizados como combustível (gás engarrafado). A gasolina é a fração de maior uso pela sua aplicação como combustível nos motores a explosão. O éter de petróleo, benzina especial e ligroína possuem grande aplicação como dissolventes orgânicos. O óleo diesel é utilizado como combustível dos motores a diesel. Os óleos lubrificantes são usados para lubrificação em geral. O asfalto e o piche de petróleo são muito utilizados na pavimentação de viaspúblicas. A parafina tem aplicação na fabricação de velas, graxas para sapatos, ceras para assoalhos. O querosene é empregado na iluminação, mas atualmente é bem restrito.
4-Índice de octanos (octanagem)
Considerando os motores a explosão, podemos dizer que a mistura de ar e gasolina é sujeita à compressão, onde essa compressão pode variar dependendo da potência do motor, pois quanto maior for à potência do motor, maior será a compressão. Uma simples compressão da mistura pode provocar uma denotação prematura, ou seja, uma denotação por compressão, chamada KNOCKING e não por faísca (produzida pela vela), onde esta deve ser evitada, pois ela diminui a potência do motor.
“A qualidade de uma gasolina depende da sua maior ou menor resistência à compressão sem detonação, quando em mistura com ar. Evidente que quanto maior a sua resistência à compressão, melhor sua