O impacto do stress no organismo
O Impacto do Estresse no Corpo Humano: Análise das Possíveis Reações do Sistema Endócrino como Alvo deste Estímulo
[pic]
DANIELA ESTEVES MONTEIRO
RA: T548DB-1
[pic]INTRODUÇÃO
Em este trabalho será relatado a respeito do sistema endócrino, que é responsável pelo funcionamento dos órgãos e tecidos, ele tem a função de liberar hormônios na corrente sanguínea, para realizarem suas funções e proporciona o regulamento da suas glândulas.
Serão apresentadas as classificações de cada hormônio principal e seus órgãos produtores. E também estudaremos o eixo hipotálamo-hipófise. Classificaremos os hormônios relacionados com o estresse e a obesidade, descrevendo as ações negativas de formulas emagrecedoras. E finalmente a relação do hormônio cortisol e adrenalina, e o metabolismo humano.
E o presente trabalho tem por objetivo relatar os achados da literatura que relacionam o estresse e a obesidade visceral, por ser este tema de grande relevância no que se refere à obesidade e a outras patologias. Por fim constou-se que o estresse crônico leva a secreção contínua dos hormônios cortisol e leptina, pois não ocorre entre os mesmos o mecanismo de feedback, o organismo então perde a sensibilidade a ação da leptina, levando a obesidade.
O IMPACTO DO ESTRESSE NO ORGANISMO
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global. Na verdade, sequer é uma doença em si: é uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos ou internos. Estressores sensoriais ou físicos envolvem um contato direto com o organismo. Estariam incluídos, nesse caso, subir escadas, correr uma maratona, sofrer mudanças de temperatura (calor ou frio em excesso), fazer vôo livre ou bungee