O SISTEMA END CRINO II
Introdução
As células dos metazoários podem reconhecer determinadas substâncias produzidas por outras células do próprio corpo, muitas dessas capazes de modificar o funcionamento do órgão que as reconhece. As moléculas que têm essa propriedade são conhecidas porhormônios. Depois de secretado, o hormônio é lançado na corrente sangüínea e distribuído por todo o corpo. Todavia, nem todos os órgãos possuem os receptores capazes de reconhecê-lo. Os órgãos que detectam a presença de um hormônio e, de alguma forma, sofrem alterações em seu metabolismo, são os órgãos-alvo desse hormônio.
Os hormônios são elaborados por células específicas, localizadas nas glândulas endócrinas. Juntamente com o sistema nervoso, o sistema endócrino permite a integração entre as várias partes do corpo.
Não se pode caracterizar os hormônios quimicamente, pois trata-se de um grupo bastante heterogêneo. Entre eles, há esteróides, derivados de ácidos graxos e de aminoácidos, oligopeptídeos, proteínas e aminas. Entretanto, todo hormônio, de alguma maneira, modifica o metabolismo do órgão-alvo, que o reconhece graças à existência de receptores específicos.
1. As Glândulas Endócrinas Humanas
Na figura a seguir, estão posicionadas as principais glândulas endócrinas humanas.
Localização das glândulas
2. Hipófise (ou Pituitária)
Situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada sela túrcica. Nos seres humanos, tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha, e possui duas partes: o lobo anterior (ou adeno-hipófise), e o lobo posterior (ou neuro-hipófise).
Entre eles, está o lobo intermédio, que secreta o hormônio melanotrófico (MSH) ou intermedina, importante no controle da pigmentação da pele de peixes, anfíbios e répteis.
Como a hipófise secreta hormônios que controlam outras glândulas do corpo e ela, por sua vez, está subordinada ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao sistema nervoso, e o hipotálamo é o mediador