PRINCIPAIS TIPOS DE OPERADORES
1° GRUPO: Além disso, ainda mais, além de, e mais, e, também, nem, nem mesmo, ademais, não apenas ... mas, não apenas ... más também, mais ainda, e não só porque ... também, no mais, não só ... mas também, sobretudo, e também além, mais uma vez aliás, ainda e (operadores que acrescentam mais que um argumento que passa a ser decisivo, quando há duas (ou mais) escalas orientadas no mesmo sentido, introdutores de mais um argumento a favor de uma determinada conclusão)
2° GRUPO :Mesmo, até, e até, até mesmo, e até mesmo, inclusive, pelo menos, ao menos, até porque, mais importante, mesmo assim, e mesmo assim (operadores que estabelecem a hierarquia dos elementos em uma escala, assinalando o argumento mais forte para uma conclusão, ou então o mais fraco, deixando subentendido que existem outros mais fortes)
3° GRUPO :Mas, mais ainda, mas também, porém, entretanto, contudo, todavia, do contrário no entanto, já agora, ao contrário (assinalam uma oposição entre argumentos implícitos ou explícitos)
4° GRUPO :Isto é, ou seja, (operadores que introduzem uma retificação, um esclarecimento)
5° GRUPO: Então, assim, portanto, só assim, só então, de fato, de resto (apontam a conclusão a argumentos apresentados anteriormente)
6° GRUPO :Afinal, porque, por isso, por isso mesmo, ai, dai, já que, uma vez, pois (introduzem um ato de justificativa ou explicação ao enunciado anterior, estabelecem uma relação de causa / consequência)
7° GRUPO: Ora ... ora, ou (introduzem argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas)
8°GRUPO: Tanto ... quanto, assim como, tanto mais, e como se, como se, maior do que, menos do que, menor do que, tão ... quanto, tanto a do ... como a do, como (operadores que servem para estabelecer relações de comparação entre elementos, tendo em vista uma conclusão,
9°GRUPO: Apenas, só, e só, só então, só assim, pouco, um pouco, mais um pouco, quase, e apenas, cerda de (operadores que servem para apontar ou uma