Normas de segurança no trabalho
ETEP Faculdades
Estudo Dirigido
Higiene e segurança no trabalho
São José dos Campos
2012
Sandro Marcos de Gouveia
RA: 113103
Luis Felipe Miranda
RA: 113096
Juan Pivoto
RA: 113241
E.D.- Higiene e segurança no trabalho
Página 2
Arranjo físico e instalações.
Este tópico tem por objetivo agregar conceitos sobre a distribuição de maquinas no ambiente de trabalho bem como as especificações técnicas que as regem.
Área de circulação demarcada
Largura mínima de
1.2 metros
De acordo com as normas 12.6. e 12.6.1 as vias de circulação devem estar devidamente marcadas, e sendo no mínimo, sua largura igual a 1.2 m.
12.6. Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e em conformidade com as normas técnicas oficiais.
12.6.1. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de largura.
Além dessas normas exemplificadas pode-se identificar o cumprimento de outra (12.6.2.), onde se diz que nas áreas de circulações deve ser mantida desobstruída.
Instalações e dispositivos elétricos.
Este tópico tem por objetivo agregar conceitos sobre as Instalações e dispositivos elétricos bem como as especificações técnicas que as regem.
E.D.- Higiene e segurança no trabalho
Página 3
Painel de forma a impedir o contato, evitando assim, risco de choque. Condutores de
Alimentação não estão em contato com partes móveis e cantos vivos, evitando rompimento.
Segundo as normas 12.14 e 12.17
12.14. As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.
12.17. Os condutores de alimentação elétrica das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes