Principais Teóricos da Administração Escolar
Autor: Vitor Henrique Paro.
O texto de Vitor Paro nos dá uma noção geral sobre administração escolar, ele mostra que a administração escolar para ser realizada da forma que é nos dias de hoje, passa por uma longa evolução história e traz consigo a marca das contradições sociais e dos interesses políticos ativos na sociedade.
No sentido geral o autor conceitua a administração como a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados, sendo assim é uma atividade exclusivamente humana, e necessária a vida do homem.
O homem para atingir objetivos deve utilizar meios disponíveis, racionalmente, que esses recursos sejam adequados ao fim visado, por outro, que seu emprego se dê de forma econômica.
Esses recursos envolvem elementos materiais e conceituais, que o homem coloca entre si e a natureza para utilizar em seu proveito, ambas as relações não são vinculados uma da outra. Os elementos matérias, o homem utiliza em seu processo de produção, os conceptuais são as técnicas e conhecimentos acumulados por ele no decorrer da sua vida.
Nessa utilização racional de recursos matérias e conceptuais, deve-se ser utilizado também o emprego econômico, adequando aos fins do processo. A administração também pode ser vista como da coordenação.
O autor trata de definição dos recursos humanos e recursos do homem. Para ele a diferença está em como se trata dos elementos conceptuais que ele considera ao lado dos recursos materiais, seriam esses recursos humanos. Recursos do homem seriam no sentido que só o homem é capaz de criar novas técnicas, produzir novos conhecimentos e acumulá-los historicamente.
Uma passagem do texto interessante seria quando o autor fala de dois níveis da práxis na administração, a espontânea e a reflexiva. A espontânea seria a utilização racional dos recursos para atender as necessidades imediatas que vão surgindo, e a reflexiva, além da consciência prática, o sujeito se acha