Principais temas abordados no texto pobreza: um fenomeno multidimensional
É abordado, que a designação da pobreza pode ser de: Juízo de valor, quando a pobreza é retratada por um nível de satisfação de necessidades julgado ideal. De Pobreza Relativa, onde se é designado pobre, a partir de desigualdades como a má distribuição de renda, e fatores em que o individuo possui menos algum atributo em relação a outro individuo. Com base nestas teses, no século XX foram desenvolvidas três grandes concepções a respeito da pobreza: Sobrevivencia, Necessidades Básicas e Privacao Relativa.
Os conceitos de sobrevivência e necessidades básicas, apesar de ja terem sido modelos para medidas estatísticas e acoes do BIRD, foram descontinuados, pois foram altamente criticados, por que com estes conceitos, bastava apenas manter o cidadão em um limite mínimo de sobrevivência, garantindo apenas seu essencial de nutrição, vestuário, moradia, saneamento básico, e necessidades vitais, nao abrindo campo para uma mais completa desenvoltura do individuo. .
A partir de 1980, quando a pobreza passa a ser entendida como privação relativa, sendo mais abrangente, e dizendo que desta forma, sair da linha da pobreza era obter alimentação adequada, um nível de conforto , e representar papéis e comportamentos representativos na sociedade. A questão da privação relativa foi aprofundada por Amartya Sen, que afirmava que as privações determinariam o posicionamento do indivíduso nas esferas sociais. Segundo Sen, a pobreza é um mundo complexo e a descoberta de todas as suas dimensões exige uma análise clara.“Não se pode estabelecer uma linha de pobreza e aplicá-la rigidamente a todos da mesma forma, sem levar em conta as características e circunstâncias pessoais”. Fatores geográficos, biológicos e sociais afetam diariamente na capacidade do