Norma e Desvio
Introdução 2
Da norma social ao comportamento desviante 3
A Pobreza e Exclusão Social 8
A pobreza 8
A exclusão social 9
A pobreza e exclusão social em Portugal 10
Considerações Finais 12
Bibliografia 13
Introdução
O presente trabalho é referente à cadeira de Problemas de Investigação Sociológica, tem como principal a abordagem da dicotomia norma/desvio, sugerido pelo professor nas aulas teóricas. Os temas usados para sustentar esta dicotomia são: a pobreza, a exclusão social, e um caso específico, a pobreza e a exclusão social na juventude portuguesa. Primeiro lugar, tentarei perceber como se passa da norma social para os comportamentos desviantes, através das perspectivas de Becker, Giddens, Moraes & Nascimento, Sá e por fim do autor Costa. Numa segunda parte do trabalho, irei abordar os conceitos pobreza e exclusão social, tentando perceber quais as causa que levam os indivíduos a viverem nestes tais fenómenos. Numa terceira parte e última abordarei a os fenómenos na pobreza e exclusão social nos jovens portugueses.
O que é suposto fazer aqui neste trabalho, relativamente a este tema e a estas dicotomias, é tentar perceber se a pobreza e a exclusão social podem tornar-se como alavanca para o contorno às normas sociais levando assim os indivíduos a cometerem comportamentos desviantes.
Da norma social ao comportamento desviante
A norma e o desvio não são conceitos muito fáceis de definir, isto porque para mim um comportamento pode ser visto como normal, para o outro pode ser visto como um comportamento desviante. Estes conceitos, norma e desvio, abarcam muitos fenómenos, tais como: o crime, o suicídio, o consumo de droga, as transgressões sexuais, etc.
Segundo um estudo em Psicologia, realizado por Moraes e Nascimento (2002), a norma é um poder disciplinar incorporado no comportamento das pessoas, numa sociedade de norma e de padrão, em função