Avolta dos conceitos de pobreza

2772 palavras 12 páginas
O objetivo deste artigo é conceituar o fenômeno da pobreza à luz das diferentes abordagens históricas existentes, complementadas pelas visões mais recentes de Amartya Sen (1999) e Deepa Narayan (2000). Tais autores foram escolhidos em razão do lugar de destaque que ocupam na discussão do tema, junto à comunidade acadêmica internacional e às organizações internacionais de desenvolvimento.
Na primeira parte do artigo serão descritas as abordagens do fenômeno da pobreza e as concepções de pobreza desenvolvidas ao longo do século XX. Assim, inicialmente, serão descritas as categorias nas quais se enquadram os conceitos de pobreza: pobreza como juízo de valor, pobreza relativa, pobreza absoluta e pobreza relativa/absoluta. Posteriormente, serão descritas as três concepções principais sobre a pobreza desenvolvidas ao longo do século XX: a da sobrevivência, a das necessidades básicas e a da privação relativa. Na segunda parte se discutirá a visão de Sen sobre a pobreza e sua relação com o conceito de desenvolvimento. Na terceira parte deste artigo, será apresentada a expansão que Narayan faz da visão de Sen acerca da pobreza, a partir de uma série de pesquisas feitas junto a pobres de todo o mundo, sob o patrocínio do Banco Mundial, denominada APP - Avaliação Participativa sobre a Pobreza. Na conclusão, será feito um apanhado geral do artigo, enfatizando seu objetivo primeiro: ser uma singela contribuição para a discussão da pobreza como fenômeno multidimensional.
O CONCEITO DE POBREZA E SUA EVOLUÇÃO
Nesta seção serão discutidas as abordagens do fenômeno da pobreza e suas concepções desenvolvidas ao longo do século XX.
A definição desses conceitos torna-se importante nos estudos de pobreza por permitir uma visão mais clara e analítica do objeto de estudo. Ao compreender a complexidade do fenômeno, seus diferentes conceitos e formas de abordagem, torna-se possível conceber políticas públicas que busquem trazer soluções eficazes para o problema.
A conceituação de

Relacionados

  • Direito
    5148 palavras | 21 páginas
  • A potencialidade das hortas comunitarias da cidade de cambe
    19310 palavras | 78 páginas
  • A Hist Ria De Parnamirim
    49563 palavras | 199 páginas
  • Por Que Ler Os Classicos
    87775 palavras | 352 páginas