Principais problemas demograficos
Neste trabalho pretendo demonstrar ate que ponto a SADCC conseguir alcançar objectivos económicos que preconizou. Para responder a esta questão o tema foi dividido em três subtemas que são: SADCC, Objectivos económicos preconizados, estratégias para alcançar os objectivos preconizados e objectivos alcançados.
Para a elaboração do trabalho usei varias bibliografias básicas da cadeira referenciada ao longo do trabalho.
SADCC
A conferência de coordenação de desenvolvimento da África austral (SADCC) foi estabelecida em Lusaka (Zâmbia), em Abril de 1980, em oposição directa á constelação de estados da África austral (CONSAS) proposta pela África do Sul. Surge esta última em 1979 e o seu objectivo era garantir a sobrevivência do sistema do “Apartheid”, uma forma de a África do Sul manter a sua hegemonia na região na sequência das independências dos seus vizinhos. (Anglin, 1985, pp. 170). Integrava todos países da região excepto Moçambique, Angola e Tanzânia por serem socialista, ela fracassou, á CONSAS, por não ter tido apoio e o reconhecimento da comunidade internacional e por não ter incluído estados que a África do a Sul desejava, como Zimbabwe, que preferiram agrupar á SADCC, o que constitui um duro golpe as sua intenções, porque o projecto do regime do apartheid ficou apenas reduzido a bantustões. (Haarlov, 1988, pp. 11).
A fundação da SADCC a 1 de Abril em Lusaka, pareceu ser a alternativa mais viável á CONSAS projectada pela África do Sul. Ela compreendia 9 estados independentes da região (Angola, Botswana, Lesotho, Moçambique, Malawi, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe), a sua formação esteve intimamente relacionada com factores específicos vinculados a questão da África do Sul, que adoptava politica do apartheid e que significava ameaça directa aos próximos. (Haarlov, 1995, pp. 170).
Criada primeiramente e pela decisão dos países da chamada “linha da frente”, em 1979, aos quais se ajuntaram em Abril de 1980, o Zimbabwe (só então