Principais pensadores da atualidade
O assunto que vamos abordar a seguir se refere a uma biografia dos principais pensadores dos séculos XX e XXI, bem como suas idéias, sejam elas reflexivas ou críticas, e compararemos as semelhanças destes com os pensadores da época do Iluminismo, além de analisarmos de que maneira a sociedade respondeu às novas idéias.
Biografia dos principais pensadores da atualidade (séculos XX e XXI) e suas respectivas ideias:
- Hans Kelsen: (Praga, 11 de outubro de 1881 — Berkeley, 19 de abril de 1973)
Hans Kelsen nasceu na cidade de Praga em 11 de outubro de 1881. Graduou-se na Faculdade de Direito na Universidade de Viena, instituição em que iniciou sua carreira lecionando a partir de 1911 até 1930. Convocado em 1917, serviu como assessor jurídico no Ministério da Guerra, o que lhe permitiu colaborar na redação da nova Constituição Republicana. Atuou, ainda, como juiz da Corte Constitucional da Áustria no período compreendido entre os anos de 1921 a 1930. Após, mudou-se para Colônia, onde permaneceu até ser expulso pelo governo nacional-socialista da Alemanha em 1933, ocasião em que se dirigiu para Genebra e, posteriormente, para Praga, de 1933 a 1940. Neste mesmo ano, transferiu-se para os Estados Unidos da América, onde lecionou junto às Universidades de Harvard e Berkeley, até sua aposentadoria em 1952. Faleceu em 19 de abril de 1973; jurista, filósofo e um dos mais importantes influentes do século XX.
É considerado o principal representante da chamada Escola Normativista do Direito, ramo da Escola Positivista. Além das contribuições de Hans Kelsen para a ciência jurídica, há em sua vasta produção literária, parte não restrita ao Direito. O jurista discorreu, também sobre política, sociologia e religião, foi um respeitado teórico da democracia, bem como da justiça. A contraposição, ademais, que se faz entre o Direito e a Justiça na obra dele serve de base para teorias que apontam em seu pensamento uma dupla face.
A concepção normativista e