PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
— Deformação estrutural
— Corrosão das armaduras
— Lixiviação de compostos hidratados
— Falta de qualidade e espessura do cobrimento
— Irregularidade geométrica dos elementos de concreto armado
— Segregação do concreto
— Fissuras
Deformação Estrutural Segundo Sabatine (1998), as estruturas executadas na década de 70 possuíam vão médio de quatro metros, sendo que as atuais o vão médio é de sete metros entre apoios, como consequência as estruturas apresentam maiores deformações.
Deformação Excessiva em Balanço
Corrosão das Armaduras A corrosão da armadura é um processo eletroquímico que para ocorrer necessita da presença simultânea de umidade e do oxigênio. A permeabilidade do concreto, devido à alta relação água/cimento e dosagem inadequada, e a falha na elaboração do projeto estrutural e/ou na execução da obra, quando não garantem os cobrimentos das armaduras normalizados, constituem as principais causas da corrosão das armaduras. Corrosão das Armaduras na Base do Pilar
Alta densidade de armadura com cobrimento insuficiente provocando corrosão generalizada e expansão da seção das armaduras com posterior rompimento dos estribos. (Jefferson Maia Lima)
Corrosão das Armaduras em Laje
Laje executada sem o mínimo de cobrimento para proteção da armadura que coincidiu com as juntas das fôrmas provocando corrosão generalizada e expansão da seção das armaduras.
Corrosão das Armaduras em Vigas
Lixiviação de compostos hidratados A lixiviação é a ação extrativa ou de dissolução que os compostos hidratados da pasta de cimento podem sofrer quando em contato com água, principalmente as puras ou ácidas. A lixiviação do hidróxido de cálcio, com a consequente formação do carbonato de cálcio insolúvel são responsáveis pelo aparecimento de eflorescência caracterizada por depósitos de cor branca na superfície do concreto. Lixiviação de compostos hidratados
Falta de qualidade e