concreto
PATOLOGIAS EM CONCRETO ARMADO
RITCHARLITON CRUZ
RODRIGO AGUIAR OLIVEIRA
ARACAJU/SE
2014
RITCHARLITON CRUZ
RODRIGO AGUIAR OLIVEIRA
PATOLOGIAS EM CONCRETO ARMADO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil como instrumento da II avaliação.
Profª Orientadora Esp.: Edna Amorim
ARACAJU/SE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como proposta abordar o tema patologias nas estruturas de concreto armado. Patologia é a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e as origens dos defeitos das construções civis.
Então, para um melhor entendimento será feito num primeiro momento as análises das origens dos defeitos das patologias. Vale reforçar que a engenharia civil é uma área que está em constante evolução, seja no ponto de vista dos materiais utilizados para as construções, seja pelas técnicas construtivas empregadas.
Pois bem, sabe-se que o homem vem desenvolvendo, desde as primeiras civilizações que tem conhecimento, os materiais, as técnicas e os métodos, consolidando assim cada vez mais a tecnologia da construção, a tecnologia dos materiais e as respectivas técnicas construtivas.
Não é à toa que mesmo com as estruturas bem projetadas e construídas, e corretamente utilizadas, desenvolvem sintomas patológicos. Muitos são os casos de estrutura que, por um motivo ou por outro, necessitam ter sua capacidade portante aumentada. Nestes casos, que, implicam trabalhos de recuperação ou de reforço da estrutura, o conhecimento dos procedimentos e das técnicas a serem adotados é de fundamental importância para que a estrutura tenha realmente a sua capacidade portante original restaurada.
Tendo em vista o conhecimento atual dos processos e mecanismos destrutivos que atuam sobre as estruturas e considerando a grande evolução tecnológica dos últimos anos, com o desenvolvimento de