ESTUDO SOBRE PATOLOGIAS DE CONCRETO ARMADO COM ENFASE NA EXECUÇÃO
CAMPUS ENGENHEIRO COELHO
PABLO HENRIQUE AMARANTE
HERCULES PARTELLI TAVARES
ESTUDO SOBRE PATOLOGIAS DE CONCRETO ARMADO COM ENFASE NA EXECUÇÃO
ENGENHEIRO COELHO
2013
RESUMO
Devido à facilidade de produção, baixo custo e alta durabilidade, o concreto tornou-se um material utilizado em larga escala em todo o mundo. Entretanto, um conjunto de variáveis como projeto, execução, manutenção entre outros, podem diminuir a eficácia da estrutura de concreto armado.
Os problemas nas estruturas podem ser diagnosticados estudando os sintomas, as causas e as origens dos defeitos das construções civis, a este estudo denomina-se patologia. Este termo pode ser utilizado quando ocorre perda ou queda de desempenho de um conjunto ou componente estrutural.
Como a execução das obras são em sua maioria realizadas de forma artesanal, são grandes as chances de ocorrer erros das mais diversas esferas (controle, mão-de-obra, matérias), dando origem as patologias.
O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre a história do concreto armado, suas características, as principais patologias, sua origem devido aos erros de execução e apontar soluções.
Palavras-chave: Concreto Armado; Patologias; Execução.
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A estabilidade, resistência e segurança das estruturas sempre foram a maior preocupação do homem em suas construções. Através dos séculos o conhecimento na área construtiva está aumentando, acompanhado também o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a materiais e mão-de-obra. O concreto é o material mais utilizado em no mundo inteiro na construção civil. É um material de alta resistência, denso, durável e fácil de ser fabricado. A utilização do concreto em conjunto com o aço, desenvolveu o conceito de concreto armado. A partir do século XIX, Monier aprimorou as técnicas de produção deste material, desta forma pode-se