ecologia urbana
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E ECONÔMICOS
DOCENTE: VINÍCIUS DANTAS
DISCENTE: RENATO MENDES DUARTE
SOCIEDADE E CULTURA
A humanidade sempre foi marcada por contatos e conflitos entre as culturas, entre modos diferentes de organizar a vida social, de conceber a realidade e expressa-lá. Desse conjunto de formas culturais diz respeito a cada um de nós faz pensar na sociedade à qual pertecemos e conhecer o sentido das práticas e costumes dos outros povos.
À várias maneiras de entender o que é cultura. Deriva-se de um conjunto comum de preocupações que podemos localizar em diversas concepções básicas. À primeira dessas concepções preocupa-se com todos os aspectos de uma realidade social. Assim, cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. Nesses casos cultura refere-se a realidades sociais bem distintas. Na outra concepção básica de cultura, quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, ás idéias e crenças, assim como às maneiras como eles existem na vida social. Observem que mesmo aqui a referência à totalidade de características de uma realidade social presente, já que não se pode falar em conhecimento, idéias, crenças sem pensar na sociedade à qual se referem.
O que ocorre é que há uma ênfase especial no conhecimento e dimensões associadas. Entendemos neste caso que a cultura diz respeito a uma esfera, a um domínio, da vida social. Contam-se inúmeras definições de cultura, mas podemos nos valer de certos procedimentos metodológicos. A cultura é o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas