Diversidade e Gênero
Análise do Projeto Político Pedagógico de uma Escola
O Projeto Político Pedagógico da escola que nós apreciamos foi construído esse ano (2013) e aborda as temáticas da sociedade contemporânea, em que estamos vivendo. Essa proposta aborda as questões de diversidade e a Educação Inclusiva- que é um desafio – para a escola e para sua comunidade que desenvolve políticas e projetos que visam a equiparação de oportunidades, considerando as diferenças existentes.
Tendo como base a Constituição Federal do Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a LDBEN 9394/96 e o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/01), as análises do projeto foram consideradas favoráveis ao desenvolvimento de uma sociedade menos excludente e mais solidária.
As adaptações metodológicas, perpassam pelas importantes vivências coletivas propostas aos alunos e a escola como um todo. Adequando não só seu espaço físico como também a avaliação, que é diferenciada, juntamente com a sala de AEE -com suas tecnologias – visando otimizar a ação pedagógica, e estimular o respeito – no sentido mais singular da palavra – as diferenças.
“Temos o direito de ser, sendo diferentes e, se já reconhecemos que somos diferentes de fato, a novidade está em querermos ser também diferentes de direito” (Pierucci-1999)
O respeito as diferenças, em todas as suas formas e modalidades, numa ação relacional e dialógica e ao mesmo tempo particular, a construção da pessoa, independente de cor, raça, religião e opção sexuais se dá na convivência com seus pares, não de forma tolerante, e sim de estar sempre atento; não normatizando e “pseudo” incluindo o “diferente”, mas vendo naquele ser, a sua essência humana, que é a mesma de todo gênero humano.
Somos todos seres que pensam, que sofrem, que riem, que choram e precisam viver entre seus iguais, para que sejamos realmente seres sociais, que está interagindo no meio que convive, de