gênero e diversidade
CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
MÓDULO 2 - GÊNERO | unidade 1 | TEXTO 5
Diferenças de gênero na organização social da vida pública e da vida privada
Este texto pretende enriquecer os argumentos para debater os estereótipos e os preconceitos de gênero. Refere-se a como a questão de gênero interfere na organização social do espaço público e privado e configura o mundo que nos cerca. Você já parou para pensar nos valores que estão associados a cada uma das designações que são atribuídas aos homens e as mulheres?
A divisão do "espaço público e privado" pode ser percebida, por exemplo, quando se quer insultar uma mulher. Ela é chamada de “mulher da rua”, “vadia”, “puta”, em oposição à
“mulher da casa”, “mulher ou moça de família”, “santa”, “do lar”. A oposição “rua x casa” é particularmente interessante para percebermos como os gêneros masculino e feminino estão associados a cada uma dessas instâncias, conformando a divisão entre o mundo da produção (masculino) e o da reprodução (feminino).
Tal como o conceito sociológico de classe social, que distingue diferentes inserções sociais conforme as condições materiais de existência de cada um, o conceito de gênero também nos ajuda a compreender o modo de organização da vida social, tanto no espaço público quanto na esfera privada.
Historicamente, o
espaço público era restrito aos homens
Historicamente, o espaço público era restrito aos homens como cidadãos, tendo sido as mulheres dele excluídas durante muitos séculos, confinadas ao mundo doméstico. Em várias sociedades, há uma divisão do trabalho entre homens e mulheres. Chamamos isso, como já vimos, de divisão sexual do trabalho.
Essa tradicional divisão do trabalho entre os sexos tem sido, contudo, duramente criticada e transformada. Podemos perceber este fato através da análise das mudanças ocorridas em três setores, antes