Ecologia Urbana
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Análise dos condicionantes físicos e legais do terreno
Orientadoras:
Ana Regina Feuer
Bianka Corrêa
Cuiabá – MT
2013/04
Planta de Localização
Planta de Situação
Planta do Terreno
Fotos
Orientação quanto ao norte
ORIENTAÇÃO QUANTO AOS VENTOS
O conhecimento das condições climáticas de uma cidade, aliado ao dos mecanismos de interação com o meio e comportamento térmico dos materiais, permite uma consciente intervenção dos profissionais na área de construção civil, através de um tratamento específico de dados climáticos que seja capaz de transformar uma grande quantidade de registros em instrumentos práticos de trabalho para a solução dos problemas de projeto de edificações.
A combinação de características como latitude, altitude acima do nível do mar, proximidade de grandes massas de água e de montanhas, umidade do solo e a natureza da vegetação, podem criar incontáveis tipos climáticos.
Porém o clima está em constante mudança, tanto através de lentas transformações geomorfológicas, como pela interferência do homem – em geral, de rápidas consequências – derrubando florestas, represando rios e poluindo a atmosfera.
Na arquitetura e áreas afins, o conhecimento do clima aliado aos mecanismos de trocas físicas de calor, pode ser utilizado como parâmetro para o desenho da edificação. Essa metodologia de construção surgiu com ideias relacionadas à bioclimatologia, que buscam ambientes com maior conforto ao usuário através de recursos naturais oferecidos pelo meio e evitando o uso dispendioso de energia, resultando em maior eficiência energética nas edificações.
Através da construção da