Estruturas
De
Estruturas
Patologias nas estruturas de concreto armado
C.E.M.Joana Benedicta Rangel
Alunos: Beatriz Oliveira Patricia Sá Victor Buhr
Turma: 321E.
Introdução
Desde o inicio da civilização o homem tem se preocupado com a estabilidade e segurança de suas construções, então, este trabalho tem como objetivo principal descrever o estudo das patologias que apresentam desempenho insatisfatório, devido as falhas involuntárias, imperícia, a má utilização de materiais, envelhecimento natural, erros de projeto, enfim a uma série de fatores que contribuem para a degradação das estruturas de concreto armado, enfim, esse estudo se mostra extremamente valioso e importante, tendo em vista de que se trata ainda do material de maior emprego na construção civil moderna brasileira.
"a patologia pode ser entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origens dos defeitos das construções civis, ou seja, é o estudo das partes que compõem o diagnóstico do problema".
PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Deformação estrutural
Corrosão das armaduras
Lixiviação de compostos hidratados
Falta de qualidade e espessura do cobrimento
Irregularidade geométrica dos elementos de concreto armado
Segregação do concreto
Fissuras
Deformação Estrutural
Segundo Sabatine (1998), as estruturas executadas na década de 70 possuíam vão médio de quatro metros, sendo que as atuais o vão médio é de sete metros entre apoios, como consequência as estruturas apresentam maiores deformações.
Corrosão das Armaduras
A corrosão da armadura é um processo eletroquímico que para ocorrer necessita da presença simultânea de umidade e do oxigênio.
A permeabilidade do concreto, devido à alta relação água/cimento e dosagem inadequada, e a falha na elaboração do projeto estrutural e/ou na execução da obra, quando não garantem os cobrimentos das armaduras