Principais filosofos: Friedrich Nietzsche , Platão e Socrates
Este genial pensador alemão nasceu em Röcken, a 15 de outubro de 1844, e tornou-se um dos mais importantes filósofos da Alemanha do século XIX. Friedrich Nietzsche nasceu no seio de uma família protestante – o pai e os dois avôs eram pastores -, ele cresceu praticamente direcionado para a mesma vocação. Entre as crianças, seu apelido era ‘o pequeno pastor’, pois era um aluno exemplar e obediente. Perdeu o pai logo cedo e foi criado pela mãe, duas tias e a avó. Com os colegas ele fundou uma sociedade artística e literária, graças à qual esboçou seus primeiros poemas e produziu suas primeiras melodias.
Com dezoito anos, perdeu a fé no Deus Cristão, o que fez com que passasse o resto de sua vida à procura de uma nova divindade. Na faculdade passou por um período de esbórnia. A princípio, devido ao seu excesso de espírito crítico, sentiu dificuldades para as práticas do fumo e da bebida, mas com o tempo fumar, beber e namorar se tornaram constantes em sua vida.
Na Universidade de Bonn, em 1865, conheceu Schopenhauer através de sua obra O Mundo Como Vontade e Idéia que impressionou seus pensamentos para sempre, chegando a referir-se a ele como “um espelho no qual descobri repentinamente o mundo, a vida e a minha própria natureza retratada como uma grande aterradora”. Mesmo passando a denunciar, como uma forma de decadência, o pessimismo, continuava sendo um homem infeliz, onde a alegria da vida não passava de mais uma auto-ilusão.
Mesmo míope e filho de mãe viúva, Niestzsche foi convocado ao serviço militar, de onde em pouco tempo se ausentou após uma contusão sofrida ao cair de um cavalo. Por tão pouco tempo de experiência militar, suas ilusões quanto aos soldados se mantiveram e a vida de resistência, obediência, disciplina e comando continuavam a empolgar sua imaginação.
Para Friedrich Nietzsche, na luta da vida é preciso de força e não de bondade, de orgulho e não humildade, de inteligência no lugar do sentimento coletivo; que ao