Principais doenças do aparelho reprodutor masculino
Balanite:
A balanite é uma infecção no pênis, mais especificamente na glande, causada por bactérias ou fungos transmitidos pela relação sexual sem o uso da camisinha ou por alergia a tecidos sintéticos.
Freqüentemente a doença se manifesta após 3 ou 4 dias da relação sexual causando irritação e dor no local. Em alguns casos pode haver formação de feridas na glande.
O tratamento é feito depois da descoberta do que proporcionou o início da infecção, com comprimidos antibióticos e pomadas.
Varicocele
A varicocele é uma alteração das veias situadas nos testículos que impedem a passagem do sangue fazendo com que este se acumule e provoque um inchaço local. O resultado é o acúmulo de substâncias nocivas e o aumento da temperatura no local que acaba por diminuir a produção de espermatozóides. O tratamento para a varicocele pode ser feito tomando um remédio para aliviar os seus sintomas. Caso os incômodos continuem é necessário realizar uma cirurgia, que consiste na introdução de um pequeno espiral nas veias para desobstruir o local e facilitar a passagem sanguínea.
HPV no homem O vírus HPV no homem é um dos responsáveis por causar câncer no pênis, e é muito difícil de ser diagnosticado, pois raramente apresenta sinais visíveis. O homem contaminado com o vírus do HPV é sempre transmissor dessa doença sexualmente transmissível, mas alguns homens podem se auto curar e por isso os exames de diagnósticos podem dar o resultado negativo. A maneira mais fácil de perceber se o homem está contaminado com o vírus do HPV é confirmar se a sua parceira sexual também é portadora do vírus e prontamente realizar um exame para saber se está com o HPV, como a captura híbrida, por exemplo. O vírus do HPV pode ser evitado se em todas as relações sexuais houver o uso de preservativos ou com a toma da vacina para HPV.
Blenorragia
Blenorragia é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por uma bactéria, a Neisseria