Sistema reprodutor
O aparelho reprodutor, sistema reprodutor ou sistema genital é um sistema de órgãos que trabalha em conjunto dentro de um organismo com a finalidade de reprodução. Muitas substâncias não-vivas, tais como fluidos, hormônios e feromônios também são acessórios importantes para o sistema reprodutivo.
Ao contrário da maioria dos sistemas de órgãos, os sexos das espécies diferenciadas muitas vezes apresentam diferenças significativas. Essas diferenças permitem uma combinação de material genético entre dois indivíduos que permite a possibilidade de uma maior aptidão genética de sua descendência.
Principais estruturas envolvidas no processo de reprodução
Os principais órgãos do sistema reprodutivo humano incluem o pênis e a vulva e as gônadas produtoras dos gametas (testículos e ovários), bem como uma série de órgãos internos.
A reprodução humana (sexo) ocorre pela fertilização interna durante a relação sexual. Durante este processo, o pênis ereto do macho é inserido na vagina da fêmea até o macho ejacular o sêmen, que contém espermatozóides, na vagina da fêmea.
Os espermatozóides, em seguida, viajam através da vagina e do cérvix no útero. A fertilização geralmente acontece na tuba uterina (fecundação é o nome dado ao encontro dos gametas, do óvulo e do espermatozóide).
Os seres humanos têm uma grande diferenciação sexual. Além das diferenças em quase todos os órgãos reprodutivos, inúmeras diferenças ocorrem normalmente nas características sexuais secundárias. O sistema endócrino é diretamente relacionado com essas características. A liberação de certos hormônios causa o desenvolvimento dessas características secundárias.
Sistema Reprodutor feminino
• Vulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris).
• Lábios vaginais (Grandes e pequenos lábios): são dobras da pele formadas por tecido adiposo, sendo