Principais conceitos psicodrama
Para o psicodrama o homem é um ser de relação, naturalmente espontâneo e criativo, que se estabelece a partir da relação com outros homens. Homem como um ser histórico que se constrói ao se relacionar com o mundo concreto, e que se apropria dos dados da cultura através das mediações simbólicas que estabelece e, que se configura por sua totalidade. (Cunha,p.1)
Concepção de saúde:
O conceito de saúde no psicodrama se refere a um ser de relação, que quanto mais criativo e mais espontâneo em suas relações com outros, mais saudável será. O homem saudável é aquele que consegue desenvolver todos os seus papeis sociais de forma equilibrada. Assim conseguindo estabelecer relações télicas em seu átomo social. (Azevedo, p. 20)
O conceito de doença:
Para o psicodrama de Moreno, o bebê nasce numa matriz de identidade, ou seja, numa família ou ambiente e já começa a desempenhar papéis fisiológicos, psicossomáticos, culturais e imaginários que são os psicodramáticos (Mesquita). E esses papéis se transformam durante toda a vida. Pessoas doentes tem uma inadequação em desempenhar equilibradamente esses papéis.
Reflexão
É possível encontrar vários conceitos da fenomenologia de Husserl no psicodrama de Moreno, a começar o conceito de Intencionalidade corresponde ao valor dado à vivência no psicodrama (Guimarães, p.15). Outro conceito importante na fenomenologia e que faz referencia a um conceito do psicodrama é o conceito “apriori” que diz que deve a ver total ausência de pré conceitos sobre o fenômeno, esse conceito “apriori” faz muita referencia ao psicodrama já que nas cenas espontâneas, ou seja improvisadas, todos incluindo o terapeuta devem entrar na cena sem qualquer pré conceito, buscando assim resolver o conflito sem os pressupostos anteriores, como se fosse a primeira vez. A Evidencia Apodítica também é um conceito importante no psicodrama que se refere a uma evidencia de sentimento, que parte da intuição sensível e pura, é importante no