Principais características do egito e mesopotâmia
Localização Geográfica:
Mesopotamia: região da Ásia Menor, localizada nas planícies férteis banhadas pelos rios Tigre e Eufrates, os quais lançam suas águas no golfo Pérsico. A Mesopotâmia corresponde em grande parte ao atual território da República do Iraque.
Egito: situado no Nordeste da África, em meio a dois imensos desertos, o da Líbia e o da Arábia. Tem Fronteiras ao Leste com Israel e o Mar Vermelho.
Organização Social:
Mesopotâmia: sua organização social formava uma pirâmide que tinha no topo os membros da família real, nobres, sacerdotes e militares. A base era composta por artesões, camponeses e escravos.
Egito: numa sociedade egípcia existia o faraó (responsável pela proteção de seu povo), os escribas (funcionários do rei que conheciam a escrita egípcia), camponeses (executavam trabalhos necessários à agricultura e criação de animais), artesãos (trabalhavam em oficinas urbanas produzindo artigos de luxo) e por fim, os escravos.
Organização Política:
Mesopotâmia: atual Iraque, foi habitada por vários povos como: Sumérios, Assírios, Caldeus, Acádios, Babilônicos etc... A organizaçã politica em algumas dessas cidades eram como por exemplo os Súmerios eram cidades-Estados, ou seja, cidades independentes, os Babilônicos tinham soberano ( rei ) Primeiro Hamurabi, que foi autor de uma das primeiras leis escritas que se tem notícia na História, período este conhecido como o Primeiro Império Babilônico, depois mais tarde no Segundo Império Babilônico o soberano foi Nabucodonosor, que mandou construir os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Egito: No Antigo Império, o faraó centralizava em suas mãos todos os poderes, porém não era tão arbitário. Julgava-se filho de Rá, o Deus do Sol.
No Médio Império, o faraó governava mais como um ser humano e seu poder não era tão absoluto.
No Novo Império, a monarquia absoluta era sustentada pelo militarismo. O poder era centralizado. Os monarcas eram