Influencia do direito egipcio e mesopotamico sobre o direito grego
Curso de Bacharelado em Direito
Karina Samara Martins Coelho
A influência do Direito do Egito e da Mesopotâmia no Direito Grego
Pontes e Lacerda – MT
2014/2
A influência do Direito do Egito e da Mesopotâmia no Direito Grego
Orientador Prof. Fábio Ribas Terra
Pontes e Lacerda – MT
2014
As principais características que levaram o Direito Egípcio e Mesopotâmico a influenciarem o Direto Grego foi pelos hititas, especialmente por causa de seu rei, pois este trocava cartas e presentes com seus irmãos do Egito e da Mesopotâmia, e com isto, se supõe que a civilização hitita tenha absorvido institutos jurídicos existentes, e que posteriormente os tenham transferido para as sociedades da Grécia.
A mesopotâmia é a civilização considerada o Berço da Civilização, isto pela criação das primeiras cidades; mas também é uma civilização considerada perfeita devido à invenção da roda e posteriormente da carroça, pela manifestação da primeira escrita mais complexa, com um maior número de sinais e com aspectos ideográficos e fonéticos, denominada escrita cuneiforme, por serem os primeiros a descobrirem um sistema de matemática e pelo seu comércio, também deu a ideia de um conjunto de leis escritas e concretas.
O primeiro código de leis foi descoberto aqui, o Código de Hammurabi, publicado pelo rei Hammurabi, com a intenção de satisfazer a vontade de Sarnas, o deus da justiça, concluindo-se que a justiça, no fundo, identificava-se à vontade dos deuses.
Contanto, as cidades da Mesopotâmia dependiam do comercio superiormente ao Egito, o que se reflexou no desenvolvimento privado dessas duas civilizações.
A civilização egípcia é considerada uma civilização mais complexa, com a característica de um faraó considerado como um deus, também tinha grande importância seu rio Nilo,