Principais Benefícios do SMC
Estudos registrados por Fleury indicam as grandes oportunidades de ganho com a implantação do SCM, dentre os quais podemos destacar estudo recente realizado pelo MIT que identificou como principais benefícios do SCM à redução de custos de estoque, transporte e armazenagem, melhoria dos serviços em termos de entregas mais rápidas e produção personalizada, e crescimento da receita devido à maior disponibilidade e personalização. As empresas que foram analisadas no estudo indicaram os ganhos citados a seguir:
- Redução de 50% nos estoques;
- Aumento de 40% nas entregas no prazo;
- Redução de 27% nos prazos de entrega;
- Redução de 80% na falta de estoques;
- Aumento de 17% na receita.
Além disto, pesquisa citada por Arozo feita em cerca de 120 empresas do setor de bens de consumo, abrangendo fabricantes, varejistas, atacadistas e distribuidores que utilizam o CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment - é a mais recente iniciativa do SCM com foco específico no planejamento colaborativo entre as empresas participantes da cadeia de suprimentos) apresentou que cerca de 79% das empresas pesquisadas estão envolvidas, em algum grau, com iniciativas de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ainda com relação à pesquisa, as empresas envolvidas com o processo CPFR já estão obtendo benefícios concretos, muitos dos quais já previstos. Os principais resultados apontados foram os seguintes:
As técnicas utilizadas são baseado em análise qualitativa e análise quantitativa. Análise qualitativa procura identificar como o processo funciona através de relatórios revisão e entrevistas pessoas para descobrir os pontos críticos de sucesso. Análise quantitativa avalia os pontos críticos através da recolha de dados e, em seguida, analisa os dados para produzir informações acionáveis. As ferramentas usadas para empregar estas técnicas podem ser tão simples como uma folha de cálculo ou tão complexo como uma solução de Software do