trabalho
Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH | USP Leste
Questões SMC – Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC)
Professora: Disciplina: Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania – SMC
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza Período: Noturno
1)Estudos mostram que a seca na região do semiárido tende a ser agravada pelas mudanças climáticas. Considere que este cenário acarrete uma maior escassez pluviométrica, que políticas poderiam ser adotadas pelo poder político para viabilizar o abastecimento de água para a população da região?
Uma das políticas adotadas pelo poder político à população é a construção de cisternas. As cisternas são reservatórios de águas pluviais que armazenam o recursos para posterior recurso humano. Essa tecnologia consiste na instalação de calhas coletoras nos telhados residenciais e construção de um reservatório semienterrado de alvenaria. Devido ao baixo custo da cisterna, ela é considerada uma alternativa viável em regiões com baixos índices pluviométricos anuais, assim como o semiárido brasileiro.
Um exemplo de política pública utilizada para o beneficiamento dessa população residente na região semiárida é a parceira entre o governo e a ASA (Articulação do Semiário Brasileiro), que, além de beneficiar diversas pessoas fazendo com que essas adquiram cisternas com água que dura em torno de 6 a 8 meses, isso gera empregabilidade para uma população significativa.
2)Sobre a substituição das cisternas de alvenaria pelas de plástico, que aspectos políticos, técnicos, econômicos e sociais você incluiria como fundamentais para a tomada de decisão?
Os aspectos políticos, técnicos, econômicos e sociais se relacionam com diversos fatores, tais como uma possível técnica do governo de corrupção ou beneficiamento de empresas privadas. Isso se explica pelos seguintes fatos: Inicialmente, o Ministério de Integração Nacional decidira romper com O ministério de