principais avanços da Psicologia aplicada ao ensino do adolescente
Turma: 2012.1
Tutor: Kilpatrick Muller
Curso: Letras Português
Aluna: Letícia Gomes
Disciplina: linguística - formalismo
PRINCIPIOS DO ESTRUTURALISMO
Meruoca - CE
1. As palavras ficariam: lavássemos e lavamos. No primeiro caso o radical –SSE seria quanto ao PE um morfema modo-temporal e quanto ao PC, o verbo ficaria no tempo pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
2. Podemos substituir o SN por: o médico assiste TV todos os dias e o SV por: João vai ao médico todo mês. Contudo, nem toda substituição será possível em relação as regras gramaticais da língua. Por exemplo, a frase “médico o TV o assiste todos os dias” é considerada uma agramaticalidade, pois não é permitido segundo a gramática tradicional o artigo se antepor a um substantivo, adjetivo, entre outros.
3. Verbo “andar”
Eu and-a-RE-i
Tu and-a-RÁ-s
Ele and-a-RÀ
Nós and-a-RE-mos
Vós and-a-RE-is
Eles and-a-RÃ-o
Os alomorfes do morfema modo-temporal do tempo futuro do presente no modo indicativo são -RE- e -RA, porque eles concordam para reunir os morfemas citados.
4. A depender dos chamados traços distintivos: s/o/co-s/ó/co, TRAÇO DE ABERTURA. s/o/co-s/e/co, s/ó/co; s/ó/co; s/u/co.
5. Há sincretismo, pois as formas verbais “amamos” podem assumir formas idênticas para a primeira pessoa do plural do presente do indicativo e para a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo.
6. Neste caso não há neutralização, pois a oposição de “homem X mulher” dar a entender que o “homem” citado é do sexo masculino pelo fato de encontrarmos a figura da “mulher” mais na frente. Se no caso a palavra “homem” estivesse solta ou contextualizada,