Psicologia aplicada ao adolescente e as abordagens avançadas em ensino aprendizagem
INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
E DA APRENDIZAGEM NA ADOLESCENCIA
AULA 05: PSICOLOGIA APLICADA AO ADOLESCENTE E AS ABORDAGENS AVANÇADAS EM ENSINO APRENDIZAGEM
Redija duas laudas fazendo uma síntese dos principais avanços da psicologia aplicada ao ensino do adolescente e surgira alternativas de melhoria no ensino/aprendizagem.
A psicologia é uma das ciências mais antigas, pois remota a época dos filósofos gregos que através do diálogo, da observação e da análise das atitudes humanas inspiraram vários cientistas do comportamento humano ao longo da historia. A psicologia tornou-se uma ciência respeitada somente no inicio do século XIX. Em 1879, Wundt, em Leipzig na Alemanha criou o primeiro laboratório psicológico do mundo. No ano de 1881, a PhilosophischeStudien, publicou os primeiros relatórios experimentais de psicologia. Em 1888, Cattell foi nomeado professor de psicologia na Universidade da Pensilvânia, primeira universidade com docência em psicologia no mundo. No inicio do século XX, em 1908, McDougall definiu a psicologia como a ciência do comportamento.
Os avanços na Psicologia foram acontecendo, e no campo especifico da psicologia do ensino e aprendizagem fornecendo subsídios e conceitos imprescindíveis para o conhecimento global do universo psico sócio físico do aluno em diversas etapas de desenvolvimento, contribuindo para definição de melhores métodos e técnicas de potencialização das habilidades, aptidões e capacidades da criança e adolescente.
A partir do século XX grandes descobertas e serviços de alta tecnologia, afetaram culturas, comportamentos, relações entre indivíduos, mudando radicalmente a forma de viver da humanidade. Tecnologias como micro chips, internet, dentre outras, e com capacidades inimagináveis de memória.
As descobertas obtidas através de experimentos na física, biologia, química e meteorologia geraram novos