Prince2
1 INTRODUÇÃO
2 O PRINCE2
2.1 Como surgiu o PRINCE2
3 Benefícios
4 visão geral do PRINCE2
5 Processos
6 Componentes
7 Técnicas
8 O sucesso com o PRINCE2
9 O PRINCE2 e o PMBoK
10 CONCLUSÃO
11 REFERÊNCIAS
1 Introdução
Apresentaremos os principais conceitos do PRINCE2. O PRINCE2 é um método para gestão de projetos. Inicialmente desenvolvido pelo governo do Reino Unido, o método se tornou padrão tanto para quem o desenvolveu quanto para muitas empresas públicas e privadas. O texto apresenta uma visão geral do modelo de processos, componentes, técnicas, benefícios da sua adoção e o que deve ser feito para o sucesso de sua implementação. Além de abordar a relação que o PRINCE2 tem com o PMBoK.
2 O PRINCE2 O PRINCE2, ou Project In a Controlled Environment, é um método livre para gerenciamento de projetos. É adaptável a qualquer tipo ou tamanho de projeto. Tem a função de gerenciamento, controle e organização do projeto. É considerado o elo entre os envolvidos no projeto e a empresa/organização. Suas principais características são:
1. Controle e organização do início ao fim;
2. Regular revisão de progressos baseada nos planos e no business case;
3. Pontos de decisão flexíveis;
4. Gerenciamento efetivo de qualquer desvio do plano;
5. Envolvimento da gerência e das partes interessadas em momentos-chave durante toda a execução do projeto.
2.1 Como surgiu o PRINCE2
O PRINCE2 foi lançado em 1996 pelo governo britânico como um método para gerenciamento de projetos, porém já havia sido criado em 1989 baseado no PROMPTII, que surgiu em 1975 e foi adotado em 1979 como padrão para gerenciamento dos projetos de sistemas de informação do governo. Hoje, o PRINCE2 tem sido adotado como padrão para todos os projetos governamentais no Reino Unido e amplamente utilizado pela iniciativa privada não só naquele país, mas também em todos os continentes. Considerado o método de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo,