Prince2 – project in a controlled environment
Origem:
PRINCE2 foi lançado pelo governo britânico em 1996 (OGC), tendo sido criado em 1989 a partir do PROMPTII, o qual, por sua vez, surgiu em 1975 e foi adotado em 1979 como padrão em gerenciamento dos projetos de sistemas de informação do governo. Atualmente o PRINCE2 vem sendo adotado como padrão para todos os projetos governamentais no Reino Unido e amplamente utilizado pela iniciativa privada não só naquele país, mas também em outros lugares da Europa, África, Oceania e Estados Unidos.
Elementos:
A Metodologia PRINCE2 é composta pelos seguintes elementos:
1. Ambiente do Projeto
2. Processos
3. Temas
4. Princípios Princípios:
Contínua justificativa para o negócio: um projeto deve ser justificável do início ao fim. O Business Case deve ser avaliado periodicamente com a finalidade de assegurar o valor e viabilidade do negócio. Abaixo exemplo dos componentes de Business Case: Papéis e Responsabilidades definidos: definir uma matriz de responsabilidades é primordial para o sucesso do projeto. Aprendizado a partir da experiência anterior: armazenar e registrar lições aprendidas como fonte de aprendizado para os próximos projetos.
Gerenciamento por estágio: PRINCE2 recomenda que o projeto seja dividido e gerenciado por estágios, cujos objetivos seguem abaixo:
• Garantir ao Project Board que todos os produtos planejados para o estágio foram completados conforme o que foi definido.
• Prover as informações necessárias para avaliar se o projeto continua viável.
• Preparar e aprovar o planejamento para o próximo estágio.
• Listar qualquer lição aprendida no estágio que está terminando.
• Tratar qualquer exceção ou desvio do planejamento aprovado pelo Project Board.
Gerenciamento por exceção: Um projeto PRINCE2 tem níveis de tolerância definidos para cada objetivo do projeto para estabelecer os limites de delegação de autoridade.
Foco no produto: Um projeto PRINCE2 foca na definição e