Princ pio da Contabilidade
De acordo com a resolução, são 6 os pilares que constituem a contabilidade, sendo eles:
Princípio da Entidade
Princípio da Continuidade
Principio da Oportunidade
Princípio do registro pelo valor original
Princípio da Competência
Princípio da Prudencia
O Princípio da entidade (art.4), trata de que o patrimônio da entidada não deve ser confundido com o patrimônio de seus sócios. Este princípio reconhece o patrimonio como objeto da contabilidadae, e destaca a diferenciação entre o patrimônio particular no universo de patrimônios existentes.
O princípio da Continuidade (art.5), presupõe a continuidade da entidade em relação ao futuro, sendo que a mensuração e a apresentação dos componente do patrimônio se baseiam neste circunstância.
O princípio da Oportunidade (art. 6), refere-se a mensuração e a apresentação do dos componentes patrimoniais, para que sejam produzidas informações íntegras e tempestivas, ou seja, informações que sejam úteis para quaiquer avaliações.
O princípio do registro pelo valor original (art. 7), institui que, os componetes no Patrimônio inicialmente devem ser registrados pelos valores originais da transação, expressos em moeda nacional. Tais bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinado ao longo do tempo, em:
1 – Custo histórico, que concretiza a função de Ativo e Passivo e,
2 – Variação do custo histórico, que pode acorrer por uma série de fatores, sendo eles:
Custo Corrente, Valor Realizável, Valor Presente, Valor Justo e Atualização Monetária.
Princípio da Competência (art. 9) determina que todos os efeitos das transações e quaiquer outros eventos sejam reconhecidos dentro do período em que se referem, independentemente de créditos ou débitos.
Por fim, o Princípio da Prudência (art. 10)