Primeiros socorros
PROTOCOLO PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA DO CBMGO
2011
PREFÁCIO
O presente trabalho visa o aprimoramento técnico-profissional dos bombeiros goianos na área de pronto socorrismo. Buscando um padrão de atendimento no âmbito estadual, fortalecendo o serviço hoje prestado à comunidade e principalmente criando um padrão de atendimento dentro do Corpo de Bombeiros. Desta forma esperamos contribuir para a criação de uma doutrina dentro da Corporação. Este trabalho foi embasado e aprovado para aplicação nas ocorrências de resgate realizadas pelo CBMGO. Todos os direitos deste trabalho foram cedidos gentilmente pelos autores ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.
PREFÁCIO DA COMISSÃO DE REVISÃO - 2011
O Protocolo para o Suporte Básico de Vida do CBMGO é um ato normatizador, constituindo um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelas equipes de Resgate, tendo como objetivo melhorar a qualidade e agilizar a operacionalização do serviço prestado a nossa comunidade. As condutas estabelecidas foram atualizadas com base em doutrinas amparadas por estudos científicos de diversas instituições renomadas, descritas nas referências bibliográficas deste protocolo. O conceito de “período de ouro”, foi amplante explorado, priorizando sempre a avaliação e o transporte rápido, sem prejudicar a segurança e a manutenção dos sinais vitais da vítima. O protocolo é um conjunto de regras e procedimentos que devem ser respeitados e registrados em relatório próprio, para amparar as ações de nossos Socorristas, sendo obrigatório sua aplicação no âmbito de nossa instituição.
AUTORES
1. Divino Aparecido de Melo - CEL QOC 2. Leônidas Eduardo Dias - CEL QOC 3. Hárisson de Abreu Pancieri - CEL QOC
COLABORADORES COM A REVISÃO E AMPLIAÇÃO DE 2007:
1. Wilton Adriano da Silva Filho - MAJ QOS 2. Tiago Dias Coelho - CAP QOC 3. José Laerte Rodrigues da Silva Júnior - 1º Ten QOS