primeiros socorros
LESÕES ÓSSEAS E NÃO
ÓSSEAS
Classificação:
Os ferimentos podem ser abertos ou fechados.
Os ferimentos abertos são aqueles
que há perda da integridade da superfície da pele.
Nos ferimentos fechados, não ocorre perda da integridade da pele.
Características dos ferimentos Um impacto ou uma compressão podem causar rompimento de vasos sanguíneos, causando o extravasamento de sangue. Estas lesões, que são chamadas de contusões, podem acometer somente estruturas superficiais, mas em caso de aplicação de forças intensas pode haver lesão de órgãos internos. Normalmente, se houver apenas acometimento superficial, a vítima apresenta dor e edema da área fechada.
Se houver hemorragia, o local adquire uma coloração preta ou azulada, que é chamada equimose. Em alguns casos, o sangramento produz uma tumoração sob a pele, que é chamada hematoma.
Estas lesões quando superficiais não ameaçam a vida. Porém devem alertar o socorrista para a possibilidade de lesões de órgãos internos. Ferimentos Abertos
Escoriações
Incisões
Lacerações
Escoriações
São lesões da camada superficial da pele ou mucosas que apresentam sangramento discreto, mas costumam ser extremamente dolorosas. Não apresentam risco à vítima quando isoladas.
Incisões
São lesões teciduais cujas bordas
são regulares, sendo produzidas por objetos cortantes. Podem causar sangramento de variados graus e danos a tendões, músculos e nervos, dependendo de sua profundidade.
Lacerações
São lesões teciduais de
bordas irregulares, produzidas por objetos rombos através de trauma fechado sobre superfícies ósseas. O socorrista deve ser controlar o sangramento por compressão direta e aplicação de curativo e bandagens. Imobilizar extremidades com ferimentos profundos.
Em vítimas estáveis, efetuar a limpeza das lesões de forma rápida. No caso de instabilidade da vítima, a limpeza deve ser efetuada no hospital.
Laceração é um tipo de ferida provocada por um corte ou rasgo.