1 Questionario 3 MCM Respondido
1) Cite pelo menos duas situações nas quais a possibilidade de uma falha é parte integrante do projeto de um componente ou produto.
R: Situação 1: Em uma caldeira a temperatura é controlada por um sistema eletrônico, que por sua vez monitora e impede que as temperaturas sejam excedidas. Se este sistema apresenta uma falha isto pode causar de forma integrante do processo um acidente como uma explosão ou ate mesmo a inutilização do mesmo. Situação 2: Ainda com a mesma problemática da caldeira, podemos definir que com a explosão ou a inutilização teremos grande prejuízo financeiro, material e humano. De forma geral podemos observar que a falha em um processo de fabricação é completamente ligada a todas as etapas do projeto. 2) Defina o que é uma falha e quais os fatores que podem gera-la na engenharia.
R: São imperfeições não previstas em um processo. Podem ser geradas por falta de planejamento, erro de engenharia ou até mesmo a qualidade da matéria prima agregada.
3) Sabemos que as falhas são eventos quase sempre inevitáveis e extremamente indesejáveis por quais motivos? R: Por que podem colocar vidas humanas em risco, podem causar prejuízos financeiros e perdas econômicas. 4) Como podemos definir uma fratura na engenharia?
R: Consiste na separação de um corpo em dois ou mais pedaços em resposta a uma tensão imposta que possua natureza estática (isto é constante ou que se modifica lentamente ao longo do tempo) e a temperaturas que são baixas quando comparadas a temperatura de fusão do material.
5) O que é uma fratura dúctil?
R: A fratura dúctil é caracterizada por uma extensa deformação plástica na vizinhança de uma trinca que está avançando. Ademais, o processo prossegue de maneira relativamente lenta à medida que o comprimento da trica se estende.
6) Quais são as etapas (taça e cone) de uma fratura dúctil? Exemplifique.
R: Empescoçamento inicial, pequena formação de cavidades, coalescência de cavidades para formar uma trinca, propagação da trinca e