Primeiros socorros
CHOQUE ELÉTRICO
Não toque na vítima até que ela esteja afastada da corrente elétrica ou que esta seja desligada; Desligue o interruptor ou a chave elétrica se possível; Remova o fio ou condutor elétrico com o auxílio de material bem seco: cabo de vassoura, jornal dobrado, pano grosso, tapete de borracha, corda ou outro material isolante; puxe a vítima pelos pés ou mãos, sem lhe tocar na pele, utilizando para tanto um pano dobrado, uma corda ou material isolante disponível; Inicie a respiração boca-a-boca logo que a vítima estiver livre do contato com a corrente; Verifique os pulsos e o estado das pupilas. Caso haja a ausência de pulso e pupila dilatada é parada cardíaca; Inicie imediatamente a massagem cardíaca e respiração de socorro; Mantenha a vítima em repouso, após o restabelecimento dos movimentos respiratórios e dos batimentos cardíacos insista na respiração e massagem cardíaca até a chegada de um médico.
QUEIMADURAS TÉRMICAS
A vítima deve ser deitada com a cabeça e o tórax em plano inferior ao do resto do corpo; Deve ser dado bastante líquido para a vítima beber (água, chá, suco); Deve ser colocado um pano limpo sobre a superfície queimada.
QUEIMADURAS QUÍMICAS
A região queimada deve ser lavada com bastante água; As roupas da vítima devem ser retiradas, se forem atingidas pelas substâncias químicas, aplicando-se jatos d’água.
OBS: Qualquer que seja o caso, não devem ser furadas as bolhas que aparecem ocasionadas pelas queimaduras e a vítima devem ser levadas ao médico com a maior brevidade possível.
HEMORRAGIAS
No caso da ferida se localizar na perna ou no braço e a perda de sangue forem pequenos: Deixe elevado o membro afetado, o que quase sempre é suficiente para parar a hemorragia; No caso que não ocorrer à parada hemorrágica, utilizar o método da compressão; Pressionar com uma gaze, pano ou toalha sobre a ferida, durante 5(cinco) a 10(dez) minutos; Após a parada da hemorragia, colocar uma