Primeiros socorros
2. TEMA
Análise do posto de trabalho e a sua relação com as queixas de dores nos membros superiores e inferiores de atendentes de recepção.
3. PROBLEMA
Devido ao alto índice de doenças ocupacionais relacionados às atividades das atendentes de recepção, ações preventivas e corretivas tornam-se necessárias para amenizar ou até mesmo eliminar esses problemas. As condições de trabalho das atendentes de recepção, relacionados à postura e mobiliários adaptados para cada trabalhador, estão de acordo com a ergonomia (NR17)?
4. JUSTIFICATIVA
Atualmente uma das maiores preocupações das empresas está relacionada aos problemas de saúde dos trabalhadores devido, principalmente, as conseqüências geradas pelos afastamentos e absenteísmos que afetam diretamente a produção das mesmas. Históricos de ocorrências de dores musculares e cansaço físico extenuante decorrente das atividades exercidas pelas atendentes podem estar ligados ao mau planejamento dos postos de trabalho.
Em vista disso, é importante avaliar se mobiliários inadequados podem levar as atendentes à má postura e, consequentemente causar dores nos membros superiores e inferiores do corpo.
A pesquisa pode contribuir para construção de um posto de trabalho mais adequado ergonomicamente, que priorize o conforto, segurança e eficácia dos trabalhadores.
5. OBJETIVO
5.1 Objetivo geral
Avaliar se as condições de trabalho na atividade das atendentes na recepção, Fundação dos Empregados Fiat, está em conformidade com a NR 17.
5.2 Objetivos específicos
• Observar e avaliar o posto de trabalho;
• Observar as posturas adotadas pelos trabalhadores;
• Avaliar a organização do trabalho;
• Compreender a importância das correções preventivas;
• Compreender a utilização dos mobiliários adequados.
6. DADOS DA ORGANIZAÇÃO
A empresa escolhida para ser analisada foi a