primeiros socorros
No dia dia é comum deparar com situações de emergência, onde é necessário um conhecimento básico de primeiros socorros.
Como nem sempre se tem um profissional capacitado próximo a vitima que necessite de atendimento, os primeiros socorros podem ser feitos por qualquer pessoa que esteja diante da situação e são capazes de minimizar o quadro até que serviço de urgência chegue.
2 INTOXICAÇÃO
A intoxicação é o efeito produzido no organismo por um veneno que pode ser introduzido por ingestão, por via sub cutânea e inalação.
A intoxicação alimentar, esta entre um dos mais frequentes entre casos de envenenamento por ingestão. Ela ocorre através da ingestão de alimentos que contenham bactérias ou toxinas produzidas por ela. Os sintomas são difíceis de ser diagnosticados por serem variados, mas geralmente ocorrem náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, ruídos intestinais altos e frequentes. Os primeiros cuidados com a vitima é acionar o serviço de emergência local checar níveis de consciência, vias aéreas e circulação, não fornecer nada via oral á vitima, e mantê-la aquecida ate a chegada de socorro.
A intoxicação por medicamentos mais comumente ocorrem através da ingestão da aspirina, paracetamol, sendo as vitimas mais frequentes crianças menores de cinco anos. Os sintomas são vômitos, dificuldades respiratórias, perda de consciência, sonolência, confusão mental e salivação excessiva. Os primeiros cuidados são chamar o serviço de urgência, manter a vitima aquecida, observar ritmo de respiração e a frequência cardíaca, se possível levar embalagem para o médico.
Na intoxicação dérmica, as substâncias penetram através da pele. Normalmente causadas pelo contato com plantas venenosas. Causam ardência, lesão e inflamação, podendo apresentar de uma queimação até queimaduras graves, podendo causar reações sistêmicas, quando em contato com plantas venenosas ocorre inchaço, bolhas cheias de líquido com vazamento. Com as mãos protegidas, deve se retirar a