Primeiros Socorros
32
1 Primeiros socorros
1.1 Introdução
A bordo de uma embarcação sempre existe a possibilidade de nos depararmos com situações de emergência, em que seja necessária a nossa atuação para salvar uma pessoa ou para evitar que o seu estado piore após um acidente.
Alguns deles são mais comuns de ocorrer a bordo do que em terra, tais como, quedas por escorregões no convés, batidas com a cabeça, queimaduras em motores, choques elétricos, insolação, enjôo, etc. Esses acidentes podem ter por conseqüências fraturas, queimaduras, sangramentos, além da necessidade de transportar corretamente o acidentado para outro local mais apropriado a bordo.
Vamos visualizar alguns procedimentos de socorro para que, em uma situação de emergência, possamos transmitir segurança, tranqüilidade e agilidade nas técnicas empregadas perante a vítima.
Um socorro bem feito e em curto espaço de tempo aumenta muito a sobrevida da vítima. A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e, até mesmo, salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
33
PSO
1.2 O que são primeiros socorros?
Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida, visando a manter os sinais vitais e evitando o agravamento do quadro, até que ela receba assistência definitiva.
1.3 Primeiras atitudes
Geralmente os acidentes ocorrem por vários fatores e é comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu,