Tudo sobre CARTAS do leitor e ao leitor
A carta ao leitor é um texto que se constrói sobre o diálogo eu — diretor de redação, editor ou um outro autor que queira se dirigir ao leitor de uma forma coletiva. É necessário fazer--se também a distinção entre a carta ao leitor a a carta do leitor. A combinação AO mostra que a carta é remetida por alguma parte da revista ou a revista como um todo para o leitor; a contração DO mostra que a carta parte do leitor para a revista. O concursando deve ter muita atenção em ler as propostas. Ao serem publicadas esses dois gêneros prescindem da data. A carta ao leitor pode, ao término, apresentar o nome do editor ou apresentar a identificação de “Equipe da redação”.
MODELO:
- O Estado de S.Paulo (Retirada de www.estadao.com.br/.../impresso,pirataria-e-contrabando)
A atitude das autoridades brasileiras no que diz respeito à pirataria e ao contrabando é, no mínimo, comprometedora. Por toda parte, ambulantes ou camelôs vendem abertamente produtos pirateados ou contrabandeados e há conhecidos centros que se especializam nesse comércio ilegal, funcionam de portas abertas, não emitem nota fiscal e não fazem segredo da origem ilegal da grande variedade de mercadorias.
Os governos fazem vistas grossas. Há uma incompreensível tolerância com o que é furto, concorrência desleal, sonegação de impostos, desrespeito às leis e aos convênios internacionais dos quais o Brasil é signatário.
A isso se alia a falta de conscientização do consumidor. Dados da Fecomércio/RJ indicam que 46% dos brasileiros admitiram, em 2009, ter adquirido produtos falsificados. Nessa categoria há dois tipos de produtos: os que entram no País via contrabando e os que são baixados na internet por hackers e processados para a comercialização no mercado negro. Para milhares de pessoas é normal comprar por uma ninharia um CD ou DVD numa banca da esquina em locais movimentados, sem levar em conta o que isso significa para a economia formal.
Campanhas públicas de esclarecimento