Produção da carta de leitor: roteiro para professores
Na sequência estudada RODA DE JORNAL, observamos a importância da leitura compreensiva dos textos jornalísticos para que o aluno possa se posicionar diante do que leu.
Essa sequência tem por objetivo ajudar ao aluno expressar sua opinião, posicionar-se diante de um fato.
Vamos analisar algumas cartas de leitor produzidas no contexto primário, observar como as cartas podem ser publicadas e as mudanças que sofrem neste processo, produzir e revisar uma carta de leitor.
1ª etapa: Analisando algumas cartas de leitor
1- Explicar aos alunos que farão algumas atividades para conhecer melhor o gênero carta de leitor e produzir uma carta para ser enviada a uma revista ou jornal.
2- Peça que leiam, em duplas as cartas 1 e 2 e descubram qual a finalidade de cada uma.
CARTA 1
Carapicuiba, 31 de março de 2009.
Revista Recreio,
Em primeiro lugar queremos parabenizar a todos que trabalham na produção de uma revista tão legal. Somos alunos da Escola Estadual Professora Marise da Costa Corrêa de Oliveira e adoramos ler todas as edições que chegam aqui na escola. Achamos tudo muito colorido e há sessões divertidíssimas. Nossa professora aproveitou a seção de curiosidades da revista para propor uma atividade para nós. Toda segunda feira temos a roda de curiosidades e ela sempre lê uma da revista, e assim vamos aprendendo uma série de coisas diferentes. Por isso, decidimos escrever para a revistas. Estamos curiosos para saber como é feito o lápis de escrever e de colorir. Será que vocês podem responder esta questão?
Aguardamos resposta.
Alunos 2º ano B
3- Discuta coletivamente com os alunos:
Qual a finalidade das cartas?
Qual delas expressa mais uma opinião justificada sobre o assunto comentado?
4- Em seguida peça que leiam e analisem, em duplas, como a carta foi publicada na revista
CARTA 1
Toda segunda feira