Contando histórias
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE INDAIAL
Rodovia BR 470 - Km 71 – Nº 1.040 – Bairro Benedito – 89 130-000 – Indaial/SC - Fone 0800 642 5000 - www.uniasselvi.com.br
Pedagogia (PED 0036) – Literatura Infantil
21/06/11
Contando Histórias
Carine Mayewski
Tutora: Marestela Oliveira Bittencourt
Resumo
Contar ou ler histórias para crianças possibilita suscitar o imaginário infantil, responder perguntas, encontrar e criar novas idéias, estimular o intelecto, descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das soluções. É ouvindo histórias que se podem sentir emoções como: raiva, tristeza, irritação, pavor, alegria, medo, angústia, insegurança e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam e suscitam em quem as ouve ou as lê com toda a significância e verdade que cada uma elas faz ou não brotar. Contar e ler histórias implica também em desenvolver todo o potencial crítico da criança, pois através da audição de histórias a criança é levada a pensar, questionar e duvidar, estimulando, desta forma, o seu senso crítico. Com isso, entendemos a oralidade da comunicação que se coloca para além do texto escrito.
Palavras – chave: Contação de história. Literatura Infantil. Pratica Pedagógica.
1 Introdução
As cortinas se abrem e lá está ele, sujeito mediador de um processo rico e infinito. Processo de vivência e experienciação com o fantástico universo das histórias. O sujeito em questão é o contador de histórias. Contar historias independente de idade, sexo, cor, etnia, enfim, contar é uma arte, assim como a literatura também é.
2 A literatura infantil e a contação de histórias A literatura infantil é arte. O contato com a mesma, assim como sua representação, é permeado pela arte.
A percepção da constituição e a construção de literatura infantil ao logo dos tempos têm muita importância na e para a formação do ser humano.
A